terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estrutura em Aço - Inovações na Construção Civil

Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante, a redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra, maior facilidade de manutenção, custo viável e tempo reduzido e aumento de produtividade, passaram a ser fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
A competitividade da construção metálica tem possibilitado a utilização do aço em obras como: edifícios de escritórios e apartamentos, residências, habitações populares, pontes, passarelas, viadutos, galpões, aeroportos, torres de transmissão, entre outros.
Nas construções com estrutura metálica a escolha do tipo de aço é feita em função de aspectos ligados a: meio ambiente onde as estruturas se localizam, previsão do comportamento estrutural de suas partes devido a geometria e aos esforços solicitantes, meio industrial como atmosfera agressiva a estrutura, proximidade de orla marítima e manutenção necessária e disponível ao longo do tempo. Esses fat
ores influenciam a escolha de diversas maneiras. Por exemplo, condições ambientais adversas exigem aços de alta resistência à corrosão. Por outro lado, peças comprimidas com elevado índice de esbeltez ou peças fletidas em que a deformação é fator preponderante são casos típicos de utilização de aços de média resistência mecânica. No caso de peças com baixa esbeltez e onde a deformação não é importante, fica mais econômica a utilização dos aços de alta resistência. De maneira geral pode-se dizer que os perfis de aço utilizados na construção de edifícios de andares múltiplos são os mesmos empregados na construção de galpões e outras estruturas. 
Os aços estruturais utilizados no Brasil são produzidos segundo normas estrangeiras (especialmente a ASTM (American Society for Testing and Materials) e DIN (Deutsche Industrie Normen) ou fornecidos segundo denominação dos próprios fabricantes.



Fontes: Tecnologias Apropriadas na Construção Civil
Materiais de Construção Civil
O aço na Construção Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário