sexta-feira, 26 de julho de 2013

Possibilidades De Aplicação E Limitações Da Realidade Virtual Na Construção Civil (Parte - 1)

A realidade virtual pode ajudar o engenheiro a projetar com muita mais precisão que com outros métodos.
      A Realidade Virtual (RV) define situações em que o usuário interage, navega e está imerso em um ambiente tridimensional sintético, criado por computador, utilizando canais multi-sensoriais (imagens, sons, tato, etc.). A Realidade Virtual permite uma série de aplicações, tanto em suas formas imersivas quanto não-imersivas, embora as primeiras possibilitem uma maior amplitude de aplicações na arquitetura e na construção civil. 
     O uso de tecnologias baseadas em realidade virtual pode significar uma revolução na concepção, elaboração, visualização e apresentação dos projetos, assim como na simulação das soluções adotadas.
Maquete de edifício projetada em Realidade Virtual.

     Este estudo busca identificar os principais avanços registrados nesta área, tanto no Brasil quanto no exterior, discutindo as perspectivas e os reflexos do uso desta tecnologia em um futuro próximo.
     Apesar das atuais limitações para o uso de RV imersiva, referentes a “software”, “hardware” e ao custo restritivo, vislumbra-se que o avanço tecnológico e a sua popularização possibilitarão economias de escala e, subseqüentemente, sua difusão e incorporação no meio técnico como uma poderosa ferramenta de suporte ao projeto e à construção.

      Além disso, em sua forma não imersiva, de implantação a custos reduzidos, tem-se uma nova e eficiente ferramenta para compartilhar e discutir as idéias de projeto com clientes, permitindo uma rápida e inovadora forma de compreender e representar os espaços da edificação durante sua concepção.



Fontes:

http://www.pcc.usp.br/busca/possibilidades+de+aplica%C3%A7%C3%A3o+e+limita%C3%A7%C3%B5es+da+realidade+virtual+na+constru%C3%A7%C3%A3o+civil.pdf. Possibilidades de aplicação e limitações da realidade virtual na arquitetura e na engenharia civil - Visitado em: 26/07/013 às 23:00.

https://www.google.com.br/#gs_rn=22&gs_ri=psy-ab&tok=n2VtGXWEKzPPBP7wjAPbbw&cp=11&gs_id=e5&xhr=t&q=realidade+virtual&e. Imagens do uso da realidade aumentada - Visitado em: 26/07/2013 às 23:45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário