sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ponte do Brooklyn - A primeira ponte de aço suspensa no mundo



     A Ponte do Brooklyn  é uma ponte na cidade de Nova Iorque, considerada uma das mais antigas pontes de suspensão nos Estados Unidos, com extensão de 1 834 metros. Situa-se sobre o rio East, ligando os distritos de Manhattan e Brooklyn.
     Ao ser finalizada era a maior ponte de suspensão do mundo, e a primeira a utilizar-se de cabos. Foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo e suas imensas torres de suporte já foram as estruturas mais altas de toda a cidade de Nova Iorque.

     A construção começou em 1869. A ponte do Brooklyn ficou completa quatorze anos depois e foi aberta para o uso em 24 de Maio de 1883. No primeiro dia, um total de 1.800 veículos e 150.300 pessoas atravessaram-na. Sua principal curva tem 21486 metros. A ponte custou 188 milhões de dólares para construí-la e aproximadamente 27 pessoas morreram durante a construção.

     Quando concluída, ela era a maior ponte por suspensão do mundo - 50% maior que a construção anterior - e ela virou um grande ponte de referência de turistas. Adicionalmente, por vários anos as torres foram as maiores esculturas dos Estados Unidos. O estilo da arquitetura da ponte é Gótico.
     A ponte foi desenhada por pelo arquiteto John Augustus Roebling em Trenton, Nova Jersey. Roebling e sua empresa construíram pequenas pontes suspensas, como a John A. Roebling Suspension Bridge em Cincinnati, Ohio e a Waco Suspension Bridge em Waca, Texas, estes serviram com protótipos de engenharia para o design final.
     Quando a construção começou, o pé de Roebling sofreu uma séria lesão num acidente, e dentro de poucas semanas ele morreu de tétano. Quando a ponte foi aberta, a esposa de seu filho Washington, Emily Warren Roebling, foi a primeira pessoa a atravessar; Washington não conseguiu sair de sua casa, devido à depressão de que ele sofria naquele momento, e assistiu a construção através de um telescópio.
     Quando a ponte foi construída, sistema aerodinâmico da ponte não estava bem planejado. Roebling desenhou uma ponte que foi seis vezes mais forte e resistente.

Vista noturna da ponte do Brooklyn


 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pont_de_Brooklyn_de_nuit_-_Octobre_2008_edit.jpg - visitado em 09/08/2013.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estrutura em Aço - Inovações na Construção Civil

Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante, a redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra, maior facilidade de manutenção, custo viável e tempo reduzido e aumento de produtividade, passaram a ser fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
A competitividade da construção metálica tem possibilitado a utilização do aço em obras como: edifícios de escritórios e apartamentos, residências, habitações populares, pontes, passarelas, viadutos, galpões, aeroportos, torres de transmissão, entre outros.
Nas construções com estrutura metálica a escolha do tipo de aço é feita em função de aspectos ligados a: meio ambiente onde as estruturas se localizam, previsão do comportamento estrutural de suas partes devido a geometria e aos esforços solicitantes, meio industrial como atmosfera agressiva a estrutura, proximidade de orla marítima e manutenção necessária e disponível ao longo do tempo. Esses fat
ores influenciam a escolha de diversas maneiras. Por exemplo, condições ambientais adversas exigem aços de alta resistência à corrosão. Por outro lado, peças comprimidas com elevado índice de esbeltez ou peças fletidas em que a deformação é fator preponderante são casos típicos de utilização de aços de média resistência mecânica. No caso de peças com baixa esbeltez e onde a deformação não é importante, fica mais econômica a utilização dos aços de alta resistência. De maneira geral pode-se dizer que os perfis de aço utilizados na construção de edifícios de andares múltiplos são os mesmos empregados na construção de galpões e outras estruturas. 
Os aços estruturais utilizados no Brasil são produzidos segundo normas estrangeiras (especialmente a ASTM (American Society for Testing and Materials) e DIN (Deutsche Industrie Normen) ou fornecidos segundo denominação dos próprios fabricantes.



Fontes: Tecnologias Apropriadas na Construção Civil
Materiais de Construção Civil
O aço na Construção Civil